segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

GELIT - OBRA 1808

UFBA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
G E L I T – GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS
ORIETADORA RÚBIA MARGARETE
CURSISTA GERVÁSIO MOZINE
CICLO UM ANO 2008

DEPOIMENTO DA LEITURA REALIZADA “1808”

Primeiro foi possível gostar de história a partir da obra lida, coisa que eu não tinha despertado interesse até então.
A proposta de leitura do livro por capítulo com discussão nos encontros despertou-me maior curiosidade com o que estava por vir nos capítulos seguintes. O material de suporte como, textos e mapas, reforçou o que compreendi durante a leitura.
A forma como foi conduzida a leitura do 1808 tornou o processo agradável e prazeroso, cada encontro era uma dinâmica diferente e por isso, foi possível não sentir-se cansado.
Em determinado momento ficava por conta do cursista para apresentar o que estudou, em outro momento ficava por conta da orientadora Margô, outro encontro respondíamos perguntas sobre o que lemos, em outro assistimos ao filme Carlota Joaquina, teve momento também para fazer relação dos textos lidos com a obra 1808 e por fim chegamos ao final com um almoço português com comidas típicas da época de D João VI.

Houve momento em que não compreendi determinado capítulo. Que relação tinha o tópico Senhora dos Mares com a fuga da família real para o Brasil? Isso me levou a ler o capítulo mais de uma vez até ter uma noção.
De todos os pontos do livro ainda fico a me perguntar por que o autor deixou para o final da obra uma expectativa quanto ao que diria o tema “O Segredo”. Poderia ser algum segredo de D João VI ou de Carlota Joaquina, só não esperava que fosse do camarada Marrocos. Mesmo assim o segredo não despertou minha curiosidade. Preciso ainda de uma discussão maior para ver se melhoro meu ponto de vista sobre Marrocos.

Como não estive em sala de aula, não levei o conteúdo do livro diretamente para os alunos, mas pude fazer alguns comentários nos momentos de planejamento com os professores do 5° ano do ensino fundamental I e com a coordenadora, em um momento de discussão quando provoquei para saber como é construído o saber dos professores em relação à família real. Foi realmente a vinda, como retrata a maioria dos livros didáticos, ou a fuga da família real para o Brasil, como aborda o autor do livro 1808? De acordo com as opiniões dos colegas proporcionarei, se ainda tiver na gestão da escola, em um dos encontros pedagógicos, um estudo com enfoque especial no motivo do porque da saída da família real de Portugal. Assim apresentarei a relação de Laurentino Gomes com o tema, na intenção que outros professores sejam propagadores da idéia para levar a verdadeira história a nossos alunos.

O primeiro capítulo “A Fuga” foi pra mim, a mola para que eu interessasse pelos demais, portanto foi o que mais me chamou a atenção pelas informações e os critérios com que D João foi submetido a sair de Portugal.

Fizemos um bate papo para tentar levar a todos os presentes no seminário final do ciclo um, um pouco da história que retrata o livro. Confesso que fiquei mais preocupado em como fazer para que as pessoas entendessem 1808 do que com o meu desempenho enquanto ator, naquele momento. Queria passar informações que achei muito interessante e fundamental para a compreensão da Fuga de D João. Quase que sair do programado, mas consegui controlar as emoções. Gostei da minha participação principalmente pela vontade que estava de socializar o que aprendi com a obra.

Nenhum comentário: