terça-feira, 21 de abril de 2009

Software Livre - Entrevista Ponto de Cultura

Atividade Software Livre
Entrevistado Ariston Eduão, coordenador do Ponto de Cultura
Cursistas Gervásio, Alexandro e Osenita
Afirma que conheceram o programa do software livre depois da chegada do programa de formação para professores do município através da Faculdade de educação da UFBA e passaram a utilizar com a finalidade primeira á formação dos docentes para o uso das TIC na educação. Um dos pré-requisitos para a vinda do projeto foi o uso e disseminaçãodo SL no projeto de formação
Tem várias vantagens, mas a que acha essencial é seu uso para a educação, onde dá a possibilidade de estudo e pesquisa da sua potencialidade desde um programador ao usuário finalAs distribuições mais utilizadas: Ubuntu, Debian, Slakware, Kurumin (Brasileiro), Gentoo, Fedora, Susy, Mandriva, e os programas são: Broffice, Openoffice (Editores de Texto), Cinelerra, Kino, Lives (Editores de Video), Gimp, inkscape (editores de imagens) e softwares das mais variadas formas.
A única Lei que existe no município de Irecê é a 15/2008 Lei complementar (Plano Diretor aprovado em 31 /12/2008) que delibera sobre a regulamentação da lei especifica a 2010.O ponto de Cultura tem varias ações para a disseminação e divulgação do SL na região, através de palestras cursos de informática em SL realização de eventos de expressão estadual a exemplo da I Semana de Software Livre de Irecê, dentre outras oficinas realizada ao longo da existência do ponto.
Acrescenta que algumas escolas do Município e os telecentros nos povoado de Itapicuru e Meia Hora. As Escolas: Zenália, Luiz Viana Filho, Escola de Itapicuru, Escola de Angical, colégio Odete, parte do laboratório de informatica da UNEB, a UFBA/Irecê, UAB, Colegio Estadual Luiz viana Filho usam o software livre
Diz ainda que Irecê dispõe de técnicos na área para atender aos que usam o swlcomo alguns Jovens que Passaram pelo ponto de cultura e a Orca Linux Consultoria e serviços em SL.
Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira
Ariston Eduão

3 comentários:

Lety disse...

Que rica entrevista que você conseguiu fazer Gervázio. Dá para perceber que Software Livre está em algumas escolas do municipio, mas também sabemos que, ainda existe escolas que usam o software propietário, com certeza por falta de conhecimento.
O que falta realmente á a divulgação deste programa,com mais consistência.Aí entra as políticas públicas; que muitas vezes levam anos para sair do papel.
Enquanto isso nos cursistas,a partir do conhecimento que estamos adquirindo, através da ufba,já sabendo que só temos vantagens com o Softwarw Livre, cabe a nós está passando, divulgando este conhecimento por todos ambientes que estamos passado,circulando.Quem sabe daqui a alguns meses todas escolas do municipio ou todo municipio de Irecê migrem para o softwaere que é Livre.

bete disse...

Também gostei muito da sua fundamentação sobre o uso do software livre aqui em Irecê Gervásio,só agora através das entrevistas é que estou percebendo quantas escolas são beneficiadas com o programa software livre.
Realmente esse projeto tem contribuido muito para a educação,uma vez que mais e mais pessoas usufrui dos benefícios que o software livre tem proporcionado à comunidade.
Bete.

Bonilla disse...

Olá Gervásio,
vc trouxe as informações coletadas em dois locais visitados. Ótimo!
E agora, o que pensa o Gervásio sobre isso? Quero ver as tuas reflexões sobre esses dados coletados. Lembre-se que o blog é o expaço das reflexões autorais de cada um de vcs. Então, mãos no teclado....
bj