quarta-feira, 1 de julho de 2009

GEAC - Lida de Professor Contemporâneo

LIDA DE PROFESSOR CONTEMPORÂNEO

Com as grandes demandas escolares, mudança nos perfis de alunos de décadas anteriores, escolas com metodologias de ensino diferentes das tradicionalistas, um mundo menor do que era visualizado antes da globalização, gama de informações circuladas e passadas por diversos meios de comunicação e em destaque a internet, forçaram profissionais a mudar suas formas de trabalhar, seja no campo industrial, seja na agricultura, seja nas lojas, seja na medicina e principalmente no campo educacional onde está presente a figura do profissional professor. Não há a mínima possibilidade de exercer docência da mesma maneira que há dez anos. O aluno que ia para a escola com um tamborete na cabeça, percorrendo seu trajeto de casa até o ponto de estudar é totalmente contrário do de hoje que quando não vai de moto, pilotada por ele mesmo, vai de carro acompanhado pelos pais e o tamborete foi trocado por muitos cadernos de capas bonitas e outros materiais acessórios sem contar no celular como algo quase que obrigatório, que além da comunicação, entretenimento substitui a velha calculadora pouco usada nas escolas antes.
Não chegou ainda em meu ambiente de trabalho, mas já estamos habituando a falar dos noot books que cada aluno receberá como ferramenta para ajudar a desenvolver suas capacidades leitoras, escritoras e de pesquisa (políticas educacionais públicas), e assim como a escola de porteira foi sendo trocada pela de portão, e hoje pelas muradas, o caderno vai sendo substituído pela máquina muito mais rápida e eficiente que até coloca os acentos nas palavras sem que o usuário perceba.
Diante de todas essas situações e avanços didáticos jamais um professor com perfil arcaico desenvolverá um trabalho que atenda os questionamentos de aprendizagem dos novos alunos, os quais se encaixam num globo contemporâneo, portanto, o profissional da educação precisa ser autodidata, precisa entender de informática porque se não jamais atenderá a seus alunos com aulas em que cada um tem um computador na sala, precisa está se aperfeiçoando mesmo se não estiver fazendo alguma graduação, precisa buscar meios de interação que ofereçam crescimento intelectual constante, precisa garantir sua autonomia para poder opinar e criticar quando das necessidades de mudança no seu ambiente de trabalho ou de uma coletividade. Professor contemporâneo necessita ter o perfil de um profissional que fala a língua da atualidade, que busca sua inserção a cada dia dentro do campo educacional.
Busco me enquadrar dentro desse perfil em que acredito ser o caminho para o ideal, então procuro adquirir saberes que possam me dar esse suporte profissional. Com a continuidade da minha formação enquanto professor pela UFBA/IRECÊ exploro o que tenho mais dificuldades como nas interpretações de leituras acadêmicas, no hábito de ler com freqüência de tudo um pouco e na construção dos diversos estilos de textos, pois sem isso não poderei fazer parte de uma educação contemporânea, lembrando que isso é apenas uma parte necessária entre outras como metodologias de inclusão através das TICs.
Alguns colegas que fazem formação comigo foram meus alunos, então percebo neles a minha identidade profissional, a minha posição hoje no momento era para no mínimo continuar sendo professor deles na UFBA. Meu colega Ariston(coordenador do ponto de cultura em Irecê) começou a lecionar depois que eu, e nesse ciclo, foi meu professor na oficina de imagem. Isso mostra porque sinto dificuldades em alguns saberes necessários enquanto docente e até enquanto pessoa que vive rodeado de novidades do mundo moderno, por isso em momentos oportunos faço questão de mostrar pra eles e para outros que interessam que enquanto estiver atuando na educação você não pode em nenhum momento deixar de buscar e realizar estudos que insira o profissional em um processo constante de aperfeiçoamento para acompanhar o que se vivencia a cada momento desse mundo de mudanças céleres.
As gerações passadas estão adiante de mim porque acompanharam o processo de reformulação de ambiente e de mundo. O meu espelho é uma grande contribuição para as gerações futuras.

Nenhum comentário: