segunda-feira, 26 de outubro de 2009

OFICINA DE ÀUDIO

As inovações tecnológicas estao cada vez mais presentes na vida das pessoas, na vida dos alunos e dentro da escola. Os profissionais professores ressaltam a necessidade da escola dispor dos recursos mínimos para que as TICs façam parte de suas aulas e dinamizem a forma de ensinar.
Quando gestor da Escola José Pereira Durval (Povoado Umbuzeiro) uma caixa de som amplificada e um microfone foram comprados e isso incentivou o professor Herbate (colega) a criar um projeto chamado "Rádio Escola" e assim trabalhou o projeto "Fazendo Política". A essência da informacão nao é divulgar o que aconteceu enquanto gestor, mas fazer um chamativo para explorar o que se tem de TIC dentro da escola. Estou como professor desde o inicio do ano letivo com turmas de EJA, e para contrariar a opinião daqules que dizem não trabalhar por não ter o recurso na escola fica meu mau exemplo. Desde o início do ano sei que tem na escola um sistema de som, e no entanto só agora no último bimestre, depois de participar da oficina de áudio é que faço um projeto para explorar o recurso com meus alunos.
"Nunca é tarde para começar" não pode fazer parte do nosso currículo escolar, mas muitas vezes é melhor tarde do que nunca.
O projeto Rádio Matemática quer receber suas sugestões e adesões. Segue abaixo.



O desacreditado sofre
porque não lhe é proporcionado crédito,
o incrédulo sofre
porque não acredita
que o pouco que se faz em prol de alguém
gera mudança positiva.
Gervasio Mendes Mozine
17 de outubro de 2009



IRECÊ -BA

Ano 2009


PROJETO DE APRENDIZAGEM
ESCOLA MUNICIPAL MARCIONILIO ROSA
PRODUCAO DO PROJETO - PROFESSOR GERVÁSIO M MOZINE
DISCIPLINA FOCO – MATEMÁTICA
PÚBLICO ALVO – ALUNOS DA EJA
TÍTULO DO PROJETO - RÁDIO MATEMÁTICA
COLABORADORES ESSENCIAIS NA APLICABILIDADE DO PROJETO:
GESTORAS – CLÁUDIA, NORMANDIA
COORDENACÃO - DEISE
PROFESSORES DAS DEMAIS DISCIPLINAS e
AUXILIARES DE DISCIPLINA





OBJETIVO GERAL: favorecer um ambiente que provoque o alunado a falar e compreender matemática sem necessariamente ser no momento da aula de matemática, e assim, com o uso das TICs, buscar tornar a escola mais atrativa na forma de ensinar, objetivando também que o aluno permaneça na escola e conclua o ano letivo com as competências matemáticas necessárias para cursar o ano escolar seguinte

JUSTIFICATIVA : Explorar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), intencionalmente para melhorar o desempenho dos alunos em interpretações de problemas matemáticos e criar estratégias para resolver uma soma, uma subtração, uma multiplicação e divisão com desafios dos conteúdos explorados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O ALUNO:
· Resolver problemas usando soma, subtração, multiplicação e divisão;
· Relacionar situações com o desafio e suas estratégias de resolução;
· Desenvolver atitudes e hábitos de trabalho em equipe;
· Conhecer métodos e procedimentos para solucionar um desafio matemático;
· Desenvolver estratégias de leitura facilitando a compreensão de problemas matemáticos;
· Explorar o uso da fala por meio do microfone para melhorar a oralidade;
· Explorar verbalmente o que registrou ou o que compreendeu sobre conteúdos explorados;
· Fortalecer os princípios de cooperação em equipe;
· Estimular o colega a participar e colaborar das atividades propostas pela escola;
· Fazer uso dos recursos calculadoras e celulares auxiliando o processo de resolução de problemas matemáticos.

DURACÃO: um bimestre

FOCO: Alunos da EJA

ESTRATÉGIAS:
· Usar a mesa de som da escola como ponto de comunicação entre professor e aluno e os demais alunos das salas;
· Criar um mural chamativo para divulgar os desafios propostos;
· Envolver os professores das outras disciplinas que estão na sala no momento;
· Usar os dez ou quinze últimos minutos da aula antes do intervalo para a apresentação das respostas do desafio do dia anterior através do sistema de som;
· Aproveitar a participação como forma de avaliação;
· Apresentar os trabalhos em forma de equipe por meio de alunos representantes, cada dia um diferente;
· Permitir a exposição do desafio proposto também por meio da escrita e por telefone;
· Convidar professores de outras escolas (que lecionam matemática) para difundir ideias e estratégias de resolução de problemas matemáticos;
· Convidar locutores profissionais para colaborar nas apresentações do programa de rádio;


AMBIENTES PARA APLICACÃO DO PROJETO:
· Escola – salas e pátio na primeira das duas etapas;
· Clube com piscina e árvores, na segunda etapa

DESENVOLVIMENTO:
· Apresentar o projeto para os envolvidos;
· Colocar no mural dois desafios para serem resolvidos na segunda e última etapa. Ex: quantos litros de água cabe nas piscina? (clube a visitar) Qual a altura da árvore? (alguma árvore no clube, encontrar o resultado sem subir na mesma)
· Colocar no mural o desafio para o dia seguinte;
· Colocar no mural, gráfico das pontuações por sala e por aluno;
· Convidar o aluno para expor, pelo sistema de som da escola, como encontrou a resposta do desafio (máximo dois alunos por sala devido ao tempo);
· Das respostas apresentadas, o professor aponta a verdadeira e se possível apresentar outras formas de como seria encontrado a resposta;
· Apresentar os resultados encontrados por meio do sistema de som;
· Colocar no mural as respostas encontradas pelos alunos;
· Apresentar em um dia da semana os desafios relâmpagos, podendo o aluno dar a resposta via celular, ao vivo, para todas as turmas ou por escrito para o locutor fazer a leitura;
· Comunicar via celular, com professor de outra escola para expor, pelo rádio matemática, estratégias de como encontrar o resultado do desafio proposto (o professor é comunicado antecipadamente e já esta sabendo do que se trata);



RECURSOS:
· Microfone;
· Mesa com saída de som para as salas;
· Papel metro;
· Pincel atômico;
· Rádio gravador;
· Celular com viva voz;
· Telefone;
· Cartolina;
· Panfletos de lojas

AVALIACAO:
· Acompanhamento do processo participativo;
· Auto-avaliacao;
· Analise dos registros efetuados com as estratégias usadas;
· Verificação, por meio de formulários, da participação e o domínio, através das respostas escritas, adquirido diante do desafio proposto;
· Prova com os conteúdos explorados no projeto;
· Analise e verificação da compreensão e interpretação do problema matemático;
· Cooperação no trabalho em equipe.

Um comentário:

Mari disse...

Olá Gevázio!
Você conseguiu fazer com que eu parace para refletir sobre as ferramenta a qual dispomos na escola e que até então não a usamos com objetivo de produção de programa de rádio.Se dispomos destas ferramentas, então por que não há usamos como mais um instrumento de aprendizagens.
O que realmente falta em nós enquanto professores, talvéz seja a disposição de criar ou atá mesmo recriar, e neste caso não querer achar tudo prontinho, como uma rádio funciona.
E nesta atividade de áudio, realmente adquirimos vários saberes, onde se qisermos poderemos colocar em prática todas aprendizagens adquiridas.
Só nos resta colocarmos em prática.