quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PLANILHA ELETRÔNICA

CURSISTA: MARIA LEIDE NERES NUNES

PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ


GRÁFICOS EM PLANILHAS ELETRÔNICAS


Primeira aula – apresentação do projeto


Apresentei o meu projeto “Gráficos em planilhas eletrônicas” para os alunos do 5º ano (4ª série). Logo, desde o primeiro momento fiz intervenções em todo o decorrer da aula para identificar e/ou levantar os conhecimentos prévios sobre gráficos:

-Para que servem os gráficos?

-Quais os tipos de gráficos que vocês conhecem?

-As informações contidas nos gráficos ficam mais fáceis para compreender do que elas em textos? Por quê?


Na continuidade da aula percebi que os alunos sabem para que servem os gráficos, afirmam que demonstram quantidade de alguma coisa(água, luz, resultado de eleição). Também conhecem os gráficos encontrados no cotidiano: de barras, colunas, pizzas e de linhas. Vale ressaltar que não nomearam, mas conseguiram a partir dos desenhos.



Segunda aula - Coleta e organização da informação


Propus uma votação como atividade para conhecer o animal doméstico favorito dos alunos. Após a votação contabilizamos os resultados, de posse dos dados construímos tabelas.


No dia seguinte retornamos para a análise e a representação dos dados contidos na tabela, a partir dos dados coletados a turma foi dividida em quatro grupos. Cada grupo ficou responsável pela construção de um tipo diferente de gráfico: barras, colunas, pizzas e de linhas.


A partir da proposta da construção dos gráficos comparamos os diferentes tipos, em seguida expomos os trabalhos. Foi um trabalho muito significativo, pois contribuiu para que os alunos levantassem informações, organizassem em tabela e construíssem gráficos. Dessa forma, a realização desses procedimentos possibilitou questionamentos, levantamento e verificação das hipóteses. Assim, no decorrer de todo o trabalho ganharam autonomia e, além disso, trabalharam com conteúdos significativos.

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

Oi Gervásio,

Como sugestão para as próximas turmas, utilizando o mesmo projeto, tendo internet, você pode utlizar as planilhas eletrônicas construidas no Docs, onde eles podem criar colaborativamente para além do espçao da escola.

abs,
Maristela