Fiz uma sequência didática com os alunos para trabalhar O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, está sendo uma delícia a forma de conduzir a sequência. Eles colhem todos os dados informativos para depois lançarem na planilha eletrônica. Lá é possível experimentar os tipos de gráficos mais comuns, como o de pizza e o de colunas. Eles experimentam outros e percebem a diferença de entendimento da informação e da leitura que se faz nos mesmos.
Um dos momentos prazerosos é quando digitam os dados, que colheram através do questionário, e clicam no ícone para gerar o gráfico. Alguns mudam os dados digitados e percebem a mudança nas colunas do gráfico.
Relacionam a coluna maior e menor e falam em primeiro, segundo... quantificam dizendo que a maior tem tantas partes e relacionam com a menor coluna do gráfico. Há uma discussão gostosa porque eles experimentam o que vem à sua mente e vai construindo hipóteses com o que sabem e o que tentam saber.
Se queres experimentar a atividade, podes realizar através da pesquisa orientada pela Webquest. Ela possibilita que o aluno faça sua atividade em casa com os colegas ou em outro ambiente que tenha internet.
Vale lembrar que para as duas situações o trabalho evolui mais quando é feito em dupla ou trio.
Se queres experimentar a atividade, podes realizar através da pesquisa orientada pela Webquest. Ela possibilita que o aluno faça sua atividade em casa com os colegas ou em outro ambiente que tenha internet.
Vale lembrar que para as duas situações o trabalho evolui mais quando é feito em dupla ou trio.
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