terça-feira, 5 de abril de 2011

Aula - Leitura em Tela do Computador

Esta aula poderá ser aplicada com alunos do EFI.
Título - Leitura em Tela do Computador
Literatura Infantil com as TIC




O aluno poderá aprender com esta aula:


Aprofundar e aprender a realizar busca por interesse na internet com autonomia;

Conhecer os sites confiavéis e os conteúdos procurados numa pesquisa;

Aprimorar a leitura na tela com computador;

Conhecer gêneros textuais;

Aprimorar-se da leitura silenciosa;

Aumentar a interação com o objeto em estudo;

Conhecer e explorar o site domínio público;

Interpretar textos e gravuras;

Socializar as leituras - Literatura Infantil - realizadas;

Aperfeiçoar a oralidade;

Usar os meios tecnológicos - Informação e Comunicação;

Conhecer autores literários.

Duração da atividade:

De acordo com o aprofundamento e interação do aluno com a aula. Pode se estender além das 4h pensadas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Saber quais dos alunos já fizeram leitura de livro em tela do computador;
 Saber quais autores de livros infantis eles conhecem;

Quais deles sabem navegar na rede internet;

Como baixar um arquivo para fazer a leitura;

Quais já visitaram o site domínio público;

Quais deles gostam da leitura silenciosa;

Estratégias e recursos da aula:

Os alunos receberão em sala de aula, as informações de como encontrar o seu material de leitura na rede internet;

Será oferecido ao aluno, quatro autores diferentes, sendo uma obra literária de cada autor:

A turma será dividida em quatro grupos com o propósito de intensificar a discussão sobre a obra que leram;(em sala)

Os grupos serão divididos, também, conforme a habilidade de operacionalizar o computador; (em sala de aula)

Os alunos que já leram a obra indicada serão incentivados a fazer outras leituras, outro autor; (em sala de aula)

Cada grupo será orientado para baixar o arquivo que lhe foi indicado; (no laboratório de informática)

Após a leitura, cada grupo se reunirá para discutir o que leram; (em espaços diferentes da escola)

Apresentam para toda turma o que amarraram na discussão; (em sala de aula)

Todos usarão a visualização em tela cheia, correndo o livro pelas setas de direção;

A leitura será individual e silenciosa;

Culminância com um desenho e uma palavra representando a história lida; (no laboratório, usar Tux paint Linux Educacional)

Expor os desenhos na sala.

Recursos Complementares:

Computador;

Impressora;

software livre, Tux Paint;

Papel;

Pen drive;

Texto literário A borboleta Azul - Lenira Almeida Heck;

Texto literário Eu que vi, eu que vi - Deivison Amorim do nascimento;
Texto literário Histórias da Avózinha - Alberto Figueiredo Pimentel.

Avaliação

Apresentação da compreesão sobre a leitura;

Auto-Avaliação oral;

Refeletir em quais atitudes passariam a adotar em seu cotidiano, inspirado na leitura em tela;

Perceber, com a auto-avaliação, se todos sentiram satisfeitos com a modalidade de leitura: em tela;

Discutir se os desenhos produzidos retratam a mensagem da história lida;

Perceber se a leitura em tela encorajou a aluno a desenvolver a oralidade, ao falar da história lida;

Atitudes positivas quanto à Leitura na Tela do Computador. Quias os ganhos, vantagens.

2 comentários:

Raquel Souza Zaidan Nassri disse...

Gervásio, parabéns pelo Blog. A atividade proposta é muito interessante, pois usando um recurso tecnológico, foi possível a pesquisa, a interpretação e reflexão, a socialização em grupos e expressão artística. Se estivesse dentro de um projeto de aprendizagem, as leituras propostas poderiam ter relação com o tema do projeto, conforme o caso, e os alunos poderiam eles mesmos escolher os textos a serem lidos por meio de uma pesquisa inicial da produção de cada autor. Pode-se também dar continuidade pesquisando as biografias desses autores e se as suas produções. As atividades de senhos podem ser publicadas ainda em um blog da turma, com legendas. Enfim, partindo dessa atividade podem se abrir outras possibilidades. Gostei principalmente de vc ter deixado claros os objetivos e as formas de avaliação.

Raquel Souza Zaidan Nassri disse...

Gervásio, vc precisa atualizar teu blog. Precisa postar as tuas atividades com a monitoria, o acompanhamento nos planejamentos do professor, o trabalho de registro dos cursistas novos, orientação nas atividades do professor com os ucas...e tudo mais que vc está fazendo na escola. Só assim posso te acompanhar e avaliar o teu trabalho, não tem outra forma. Sem registros do teu trabalho tua avaliação vai ficar prejudicada!

Beijos!