sábado, 20 de setembro de 2008

Palestra Giovana Zen - Literatura

Processo que confirma traços essenciasis como refletir, afirmar emoções, penetrar nos problemas da vida, do senso de beleza e o cultivo do amor - Retratou assim a"A Força Humanizadora".
Parte do legado cultural que o ser humano nasce herdeiro - Retratou assim a "Literatura".
A bela palestra desnudou A FORÇA HUMANIZADORA DA LITERATURA e enfocou o texto narrativo alegórico - FÁBULAS - onde despertou em todos os participantes a necessidade de inserçao dos valores, crenças e costumes através das histórias, na maioria com personagens animais representando os humanos.
O que caracteriza a fábula é a presença do dilema moral, por isso defendeu na sua tese, uma contribuição para a formação moral dos alunos e professores.
A palestra foi também um chamativo para despertar o professor a trabalhar valores , crenças e costumes reforçando a moral dos alunos e não focar apenas nas leitura das fábulas.
A fábula surgiu para ser trabalhada com os adultos, no entanto hoje trabalhamos com todas as idades. O programa TV Escola exibe sempre programas com esse fim. Hoje dia 22 de setembro às 13h foi exibido um programa "Pequenas Fábulas" para trabalhar com alunos de Educação Infantil

2 comentários:

Sule disse...

Oi Gervásio!
Esta estabelecendo uma boa dinâmica em teu blog. Mas lembre-se que queremos ver todas as atividades exigidas por todos os professores postadas no blog.
Bjinhos
Sule

leticia disse...

Oi, colega!

Também adorei a aula de Literatura voltada aos valores.Estes que estão, cada vez menos sendo discutido nos meios sociais, quer seja na escola, família, comunidade, enfim...
A Literatura é uma ótima estratégia para levar esse tipo de discussão para a sala de aula,pois além de encantar, nos dar a oportunidade de fefletir, comparar, julgar...
Penso que será muito interessante nos apropriarmos dela para educarmos nossas crianças de formas realmente humana e solidária.É disso que o mundo precisa:de seres genuinamente humanos!