Processo que confirma traços essenciasis como refletir, afirmar emoções, penetrar nos problemas da vida, do senso de beleza e o cultivo do amor - Retratou assim a"A Força Humanizadora".
Parte do legado cultural que o ser humano nasce herdeiro - Retratou assim a "Literatura".
A bela palestra desnudou A FORÇA HUMANIZADORA DA LITERATURA e enfocou o texto narrativo alegórico - FÁBULAS - onde despertou em todos os participantes a necessidade de inserçao dos valores, crenças e costumes através das histórias, na maioria com personagens animais representando os humanos.
O que caracteriza a fábula é a presença do dilema moral, por isso defendeu na sua tese, uma contribuição para a formação moral dos alunos e professores.
A palestra foi também um chamativo para despertar o professor a trabalhar valores , crenças e costumes reforçando a moral dos alunos e não focar apenas nas leitura das fábulas.
A fábula surgiu para ser trabalhada com os adultos, no entanto hoje trabalhamos com todas as idades. O programa TV Escola exibe sempre programas com esse fim. Hoje dia 22 de setembro às 13h foi exibido um programa "Pequenas Fábulas" para trabalhar com alunos de Educação Infantil
REFLEXÃO DO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
Há 15 anos
2 comentários:
Oi Gervásio!
Esta estabelecendo uma boa dinâmica em teu blog. Mas lembre-se que queremos ver todas as atividades exigidas por todos os professores postadas no blog.
Bjinhos
Sule
Oi, colega!
Também adorei a aula de Literatura voltada aos valores.Estes que estão, cada vez menos sendo discutido nos meios sociais, quer seja na escola, família, comunidade, enfim...
A Literatura é uma ótima estratégia para levar esse tipo de discussão para a sala de aula,pois além de encantar, nos dar a oportunidade de fefletir, comparar, julgar...
Penso que será muito interessante nos apropriarmos dela para educarmos nossas crianças de formas realmente humana e solidária.É disso que o mundo precisa:de seres genuinamente humanos!
Postar um comentário