quarta-feira, 1 de julho de 2009

Alfabetização - Escrita e Leitura

REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE ESCRITA E LEITURA COM ALUNOS DA PROFESSORA ALAÍDES (ESC MARCIONÍLIO ROSA)

A atividade foi aplicada com os alunos em duplas e os demais alunos ficaram na sala de leitura com outra pessoa. Eu fiquei com a única dupla da sala em hipótese alfabética e que gerou muitos questionamentos sobre a escrita.
A parlenda foi uma que a professora já vinha trabalhando antes, o que facilitou a compreensão do aluno no momento de realizá-la. “Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava Maria do fundo do mar”. Antes de aplicar já imaginava que sentiriam dificuldades nas palavras peixinho, soubesse e fosse e foi justamente o que aconteceu.
Depois de explicar como seria a atividade que era montar a parlenda e não sobrar nenhuma letra, pois todas faziam parte da parlenda, os alunos foram logo montando e ficou assim:
SE EU FOSI MU PEXIOT
E SUBESE NADA
EU IRAVA MARIA
DO FUDO DO MAR.
Eles falaram pronto acabou. Eu disse que tinha sobrado letras e eles precisavam colocar no texto porque fazia parte do mesmo. Pedi para que lessem e fizeram isso rápido como se estivessem cantando. Falei para ler palavra por palavra e observar se não estava faltando ou com letra demais. Percebeu a inversão em UM que estava escrito MU. Então a garota falou que UM se escreve primeiro com U.
Perguntei se alguma das letras não era da palavra peixinho, ele tirou o T dizendo que não tinha essa letra na palavra. Perguntei então de onde era aquela letra e que lesse a escrita IRAVA, logo percebeu e falou que o T era como começava a palavra TIRAVA.
Colocar o R no final da palavra NADAR foi sem muito desafio, pois logo perceberam a diferença entre uma palavra com R no fim.
Pedi para ler a escrita FOSI eles leram fosse. Pedi para lerem SUBESSE e perguntei por que fizeram com E no final e em FOSI fizeram com I. A menina tirou o I e colocou o E que estava sobrando, mas deixou o I de fora.
Pedi para que lessem a escrita deles FUDO. Leram fundo. Perguntei como eles escreveriam FUDO e eles falaram F - U - D - O . Então pedir para ler novamente a palavra que montaram e perguntei como seria a escrita de fundo. Guilherme disse que podia colocar a letra N antes do D. A menina leu, ficou em dúvida com a escrita, mas concordou com o que ele fez dizendo que agora estava certo.
Perguntei sobre outra letra N que estava sobrando e indiquei para ler a palavra peixinho e Guilherme disse que o N de navio era antes do H então colocou as duas letras de uma só vez antes do O. colocaram e leram novamente. Sentiram que faltavam mais letras. Perguntei como se fala se é PEXE ou PEIXE. Depois de falar umas três vezes percebeu Suelle que faltava a letrinha I, então colocaram.
Já estavam cansados e Guilherme começou a querer sair para ir ao banheiro e beber água, senti que já não estava mais rendendo e estava sobrando três letras, dois S e um O. Nenhum dos dois tinham algo que eu pudesse perceber que já usaram o SS algum outro momento, portanto, mesmo eu falando que o S fazia parte de SOUBESSE E FOSSE, eles não acharam como colocar porque elas já tinham um S em cada uma e pra eles era o suficiente.
Foi um desafio gostoso, estava ansioso para chegar o dia de aplicar a atividade. No dia eu não sabia se anotava o que eles falavam, se ria de alegria ou se fazia intervenções. Outra professora, que fotografava, também não agüentou as emoções e a todo o momento caía em risos de alegria. Houve uma bela discussão entre os dois alunos e mesmo os dois em hipótese alfabética, ficou claro o quanto um aprendeu com o outro naquele momento.

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