quarta-feira, 1 de julho de 2009

Matemática com Jogos - Prof° Iron - Plano de aula

Escola Municipal Marcionílio Rosa
Disciplina – Matemática
Turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA – 2° segmento
Professor – Gervásio Mendes Mozine

PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
Inserir o jogo como forma lúdica de trabalhar o conteúdo;
Aprimorar a desenvoltura do raciocínio lógico nas operações matemáticas;
Estabelecer melhor compreensão do conteúdo em atividade com maior estímulo;
Melhorar as relações atitudinais e procedimentais entre os colegas de sala;
Definir conceitos matemáticos a partir dos procedimentos realizados durante a atividade com o jogo;
Estabelecer regras a serem cumpridas fazendo registros dos ocorridos (vez de jogar, pontos ganhos, sentenças construídas);
Melhorar a comunicação com as mais diversas indagações e questionamentos sobre a atividade durante o jogo;
Melhorar a percepção e entender o conceito da multiplicação e divisão;
Despertar no aluno a necessidade de saber de memória um número vezes outro, um dividido por outro e acrescentar ou tirar um número de outro

CONTEÚDOS EXPLORADOS:
Sentenças numéricas envolvendo as quatro operações;
Deslocamentos e posicionamentos (vertical, horizontal, adjacentes)
Possibilidades;
Memorização de número vezes outro e divisão por outro.


IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE:
Jogo contig 60 – tabuleiro numérico com 64 números diferentes

FORMA DE REALIZAR:
Explicar inicialmente como deve ser realizada a atividade com o tabuleiro do jogo Contig 60;
Possibilitar duas partidas de 15 pontos para que tenham melhor compreensão;
Dividir os alunos em duplas de acordo com suas hipóteses para que não fique um com habilidade muito além que o outro;
Ficha para que os alunos anotem os pontos ganhos em forma de quadrado com uma diagonal (cada traço vale um ponto e cada quadrado com a diagonal vale cinco pontos);
Ficha para cada aluno fazer o registro da sentença encontrada;
Acompanhar as duplas fazendo possíveis intervenções após o aluno concluir a sentença encontrada principalmente no tocante a multiplicação e divisão;
Como estímulo vencerá o jogador que conseguir duas vitórias em partidas de 15 pontos;

RECURSOS:
Três dados pequenos para cada dupla;
50 fichas confeccionadas antes para cada dupla, sendo 25 de cor diferente das outras 25 fichas;
Tabuleiro do Jogo contig 60 com espaço para registro dos pontos;
Ficha para anotação das sentenças numéricas (Registro)
Lousa para explanação da atividade.

AVALIAÇÃO:
Apresentar cinco situações-problema com o Jogo Contig para o aluno responder em dupla
Uma auto-avaliação, oralmente, da atividade realizada.

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