quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jogo Contig 60 - Relatório

UFBA/FACED/ PROJETO IRECÊ
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA COM JOGOS
PROFESSOR IRON
CURSISTAS – GERVÁSIO MENDES MOZINE


RELATÓRIO DA ATIVIDADE EM SALA COM O JOGO CONTIG 60

Inicialmente os alunos ficaram apreensivos para realizar a atividade proposta até por conta que eles confeccionaram as fichas que seriam usadas no jogo. Coloquei uma música em volume baixo distribuir o material a ser recortado, o papel duplex, o EVA, as tesourinhas, a cola e eles aprontaram todas com o maior entusiasmo já querendo jogar assim que terminavam de confeccionar, alguns não queriam me entregar e diziam que não ia dar pra ninguém. Expliquei que precisaria para usar também nas outras turmas, pois todos iam participar e até o final do bimestre ia sair o vencedor da escola porque cada sala terá um vencedor e para finalizar proporcionarei um momento entre os quatro vencedores, sendo um de cada turma. Para uma motivação a mais falei que darei uma caixa de chocolate para o vencedor e assim farei conforme as coisas sejam proveitosas. Na aula passada antes de confeccionar as fichas realizei a atividade A ARCA DE NOÉ, jogo das boas perguntas, foi interessantíssimo e a algazarra e os risos não deixou de aparecer, muitas perguntas satisfatórias surgiram. Das quatro turmas somente uma não se envolveu totalmente na atividade, e foi justamente a que eu mais precisava, porque sinto dificuldade em fazer com que eles participem de qualquer atividade. Apresentei a proposta de trabalho todo contente pensando que se envolveriam por ser algo diferente, mas foi pura ilusão, o plano da atividade só não foi por água a baixo porque aqueles poucos alunos que participam costumeiramente da aula cumpriram com suas obrigações de aluno.
Mas nesse momento eu quero mesmo é falar da atividade aplicada na sala da equivalente 7ª série. Para que conheça um pouco a turma em relação à matemática, somente um aluno consegue realizar uma divisão por dois números e somente oito dos quarenta e dois alunos conseguem realizar uma divisão convencional por um número. Os demais conseguem fazer uma multiplicação convencional por dois algarismos usando o recurso da tabuada. Foi por isso que escolhi esta turma para aplicar a atividade, por ser a mais numerosa e por ser a mais necessitada no momento em número de alunos. As outras turmas têm no máximo 30 alunos matriculados, mas não freqüentam mais de 18 por aula. É a primeira vez que trabalho com turmas de EJA e até então não estou sentindo muito entusiasmo porque não vejo alunos que querem aprender, vão para a escola, mas sem compromisso nenhum.
Bom, vamos lá. Neste dia tinha 35 alunos e eu joguei com o aluno Flávio que domina as operações matemáticas essenciais, aquele que resolve convencionalmente as quatro operações que citei anteriormente. Três deles não quiseram participar da atividade e por mais que eu explicasse o objetivo, não quiseram, esses e mais uns quatro dificilmente participam da aula, então fiz um grupo com três alunos e dividir os demais em duplas. Fiz questão de eu mesmo dividir as duplas porque precisava pegar aqueles alunos que estão em hipóteses matemáticas bem próximas e assim um poderia aprender com o outro, aliás, esse era um dos objetivos da aula, por isso que participei do jogo com o aluno Flávio e olhe que o danado me ganhou viu (sorte dos dados rsrs).
Depois cada dupla em seu lugar passei os dados, as fichas de registro e a do tabuleiro, expliquei como era a dinâmica do jogo (aliás, na aula passada eu já tinha dado uma abordada como seria) e pedi que eles jogassem duas partidas de 15 pontos cada inicialmente para que pudessem se identificar com o jogo e tirar alguma dúvida que surgisse no momento. Eu não tinha iniciado com o aluno e passei em todas as duplas fazendo algumas intervenções quanto qual seria outra possibilidade de realizar outra sentença com os resultados dos dados jogados e a maioria deles só faziam soma e subtração. Apontei algumas sentenças possíveis para algumas duplas para que eles percebessem a necessidade de usar a multiplicação e a divisão. Quando todos terminaram as preliminares eu usei a lousa para socializar com eles possibilidades de encontrar resultados diferentes com sentenças numéricas diferentes.
Iniciamos pra valer e fiz questão de dizer para o aluno que eu estava jogando que eu precisava dele no momento para que me ajudasse a acompanhar e ajudar os alunos que precisassem. Joguei uma partida de vinte pontos com ele que me ganhou de 23 a 17. Ele com 19 pontos realizou a última sentença ganhando 4 pontos. Jogou os três dados tirando 6 em um, 6 em outro e 4 em outro e olhe só a sentença que fez, 6 x 6 – 4, isso mesmo, justamente o 32 e quatro adjacentes com as fichas 4, 5, 6 e 33, ele nem pensou muito pois era a segunda jogada que marcaria mais pontos. Pedi para que fizesse as situações-problema tiradas daquelas que fiz na atividade junto com minha colega cursista Clébia na aula com o professor Iron: temos a seguinte situação de jogo: peças colocadas nas casas 29, 31, 54, 125, 66, 72. Quantas possibilidades o próximo jogador tem de ganhar 3 pontos? E 2 pontos? A segunda foi: um jogador já tirou 5 em um dos dados, quanto ele precisaria tirar nos outros dois dados e quais operações precisa fazer para que possa colocar sua peça na casa 28? A terceira foi: qual é o maior número do tabuleiro que se pode obter utilizando somente divisões? Somente adição e multiplicação? A quarta: qual o menor número do tabuleiro que se pode obter, utilizando uma divisão e uma adição? E uma multiplicação e uma adição? E por último: peças colocadas no tabuleiro – vermelhas 1 - 2 – 29 – 31 – 34 – 36 -37 Azuis 3 – 5 – 32 -54 – 60 – 80 – 150. Se os números que saíram nos dados foram 5 , 5 e 6, qual a melhor jogada a ser feita pelo jogador vermelho? Justifique a resposta. Essas mesmas perguntas foram passadas para todas as duplas assim que terminaram o jogo e responderam. Três duplas não responderam as situações-problema porque tiveram que jogar três partidas e eles queriam por que queriam saber quem sairia vitorioso, como estavam empolgados eu só acompanhei de perto e mesmo assim não terminaram de concluir a terceira partida por conta da aula ter acabado. Estava previsto fazer a auto-avaliação oralmente na mesma aula, mas não foi possível por conta do tempo. Na aula do dia seguinte retomei e eles puderam comentar o que acharam de interessante na atividade.
Todos os alunos que participaram da atividade fizeram questionamentos e demoravam muito para realizar as sentenças, principalmente depois que as casas de 2 a doze 12 foram preenchidas. Percebi que somente duas duplas preencheram as casas 0 e 1. Depois que analisei os registros das sentenças confirmei o que eu pensava, soma e subtração 2 + 2 - 4, se não tivessem dificuldade na multiplicação poderiam fazer (2 – 2) x 4 ou 4 vezes 0, para a casa 0. Na casa 1 foi 6 - 3 – 2, poderia com uma intervenção fazer 2 x 3 : 6. De todas as sentenças seis delas não correspondiam ao resultado que colocaram a exemplo da dupla que fez 6 + 5 x 4 = 48, na aula seguinte eu retomei com as sentenças que não estavam corretas e os próprios alunos não identificaram e nem opinaram na aula expositiva, percebi que alguns deles ficaram atentos como se tivessem perguntando a si mesmo o que tinha de errado. Nas situações-problema houve menos acertos em como encontrar o menor número usando somente divisão e o maior número usando somente multiplicação e soma, portanto esse continua sendo meu desafio, trabalhar a multiplicação e divisão através dos jogos. Confesso que para uma só aula meus alunos renderam bastante e creio que a dinâmica da aula ajudou, pois a estratégia do jogo permitiu que eles aprendessem uns com os outros e eu professor entrei somente como um problematizador nos momentos oportunos. O interessante da atividade é que nenhum fica parado, enquanto o que joga os dados para armar a sentença fica buscando, o outro fica atento pra saber se o adversário vai fazer a sentença correta e ele também fica montando estratégias de outras possíveis sentenças numéricas e depois ainda aponta outra que o colega poderia fazer mais pontos.
Fico satisfeito pela aula proveitosa com o jogo Contig 60 que fez meus alunos avançarem um pouco nos conceitos matemáticos, vou tabular as dificuldades existentes e promover pelo menos uma partida de 30 minutos por semana. Aproveitarei a dinâmica da atividade e criarei um tabuleiro onde vou trabalhar somente divisão e multiplicação em alguns momentos devido à necessidade das turmas.
Apliquei a mesma atividade também nas outras turmas, mas fiz o relato baseado neste grupo porque houve maior envolvimento, percebi também que as dificuldades na realização da atividade são características em todas as turmas.

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