quarta-feira, 1 de julho de 2009

GELIT - Machado de Assis - Dom Casmurro?

SIGNIFICADO DO NOME DOM CASMURRO
Nos dicionários, que Bentinho – ou ironicamente Machado – dispensa-nos consultar, casmurro aparece primeiramente com o signifcado de teimoso, implicante, cabeçudo; Dom, como forma de tratamento dada a nobres e dignatários da igreja católica, sempre seguida do nome de batismo.
Eis aí outra pista para a busca de entendimento dessa personagem. A caracterização, apresentada por ela mesma, calou-lhe tanto na alma que resolveu usá-la como título para a história de sua vida – “Também não achei título melhor para a minha narração [...]” (DOM CASMURRO, p.809).

Talvez passe despercebida toda a importância desse capítulo para traçarmos o perfl dessa instigante personagem. Buscaremos, entretanto, algumas referências existentes especialmente no título da obra – um apelido que lhe fora dado por um poeta do subúrbio -, para inferirmos com o texto e, se nos for possível, interferirmos na sua signifcação.

Casmurro, em seu sentido primeiro, dicionarizado, traz-nos a idéia de obstinado, teimoso, cabeçudo. O adjetivo carrega, semanticamente, o peso do negativo. Caracterizar alguém, usando-o, é, sem dúvida, depreciativo. A obstinação e a teimosia conferem às pessoas traços de personalidade marcados pela irredutibilidade: idéia fixa; pré-julgamento; incapacidade de reconhecer os próprios erros ou de voluntariedade e tantos outros.

Antecedendo ao adjetivo já substantivado, encontramos o vocábulo Dom, cujo valor, em português, equipara-se ao de sir, em inglês. Entendamos, a partir dessa explicação, Dom Casmurro por “Senhor Obstinado, Teimoso, Cabeçudo”. Sem dúvida, Dom acaba por conferir a casmurro a confirmação dessa irredutibilidade: aquele que é senhor, dono, tem plenos poderes pela consciência daquilo em que pensa, daquilo que quer e em que acredita.

Nenhum comentário: